O que é GoogleDocs?
O Google é um paraíso da web 2.0
O Google é bastante conhecido por sua ferramenta de busca de mesmo nome
e que lhe trouxe toda a popularidade que o nome tem hoje em dia, mas
desde há muito o Google deixou de ser apenas um buscador para tornar-se
um “paraíso da Web 2.0“.
Dentre toda a parafernália de ferramentas web 2.0 disponibilizadas pelo Google, vamos nos deter no pacote denominado GoogleDocs.
O GoogleDocs originou-se de dois produtos separados, adquiridos e modificados pelo Google: o Writely, um processador de textos colaborativo que pode rodar a partir da web, e o Google Labs Spreadsheets,
uma planilha de cálculos também colaborativa e que pode rodar a partir
da web. Assim começava a nascer o GoogleDocs, em 2006. Posteriormente
foram incluídos um gerador de apresentações de slides e, mais
recentemente ainda, a possibilidade de armazenar e compartilhar todo
tipo de arquivo em 1 Gb de espaço de armazenamento gratuito.
Assim, hoje o GoogleDocs consiste em um pacote de programas de
escritório semelhante ao Office da Microsoft ou ao BrOffice da Sun, com o
diferencial de que é gratuito, online e permite a colaboração na edição
dos documentos. Além disso os “docs” do GoogleDocs são compatíveis com
os demais pacotes de ferramentas para escritório, podendo ser salvos,
lidos e editados por qualquer um deles. Para acessar e poder usar o
GoogleDocs basta ter uma conta no Google.
Para que serve o GoogleDocs?
O GoogleDocs serve para as mesmas finalidades que os pacotes de
escritório vendidos comercialmente, como o Office, da Microsoft, ou
distribuídos gratuitamente, como o BrOffice da Sun. Por ser um pacote de
ferramentas de escritório o GoogleDocs nos permite criar, armazenar,
compartilhar e distribuir documentos de texto em vários formatos,
planilhas de cálculo e apresentações de slides.
Por ser uma ferramenta web 2.0, o GoogleDocs é gratuito e não requer
licenciamento de uso, o que o torna uma excelente opção para quem não
tem um pacote de escritório instalado em seu computador.
O acesso ao GoogleDocs pela Internet e o armazenamento dos documentos
na própria web permitem que se possa acessar, consultar e editar os
documentos de qualquer lugar com acesso à rede.
O fato de podermos compartilhar os documentos de várias maneiras,
possibilitando tanto o acesso a eles para leitura quanto para edição
compartilhada, nos permite também criar documentos colaborativos ou
disponibilizar documentos apenas para consulta. É claro que também
podemos manter esses documentos com acesso restrito apenas a nós mesmos.
Atualmente, com o Gears, também do Google, pode-se sincronizar
os documentos do GoogleDocs com o seu computador desktop (ou notebook),
permitindo que você possa editar os documentos localmente usando um
navegador comum (IE, Firefox, etc.) e depois atualizar os documentos
armazenados na rede assim que estiver conectado (o processo é
automático). Isso nos dá a possibilidade de usar o pacote de escritório
online de maneira offline e elimina de vez a necessidade de se ter um
pacote de ferramentas de escritório instalado no seu computador.
O GoogleDocs também permite a criação de formulários online que podem
ser usados para diferentes finalidades e gera automaticamente diversas
estatísticas com os resultados coletados nesses formulários. Essa
ferramenta é ideal para questionários de pesquisas, por exemplo. A cada
formulário é associada uma planilha que pode também ser editada
manualmente ou baixada para o seu computador se quiser realizar outras
análises com ela.
Os formulários geram automaticamente gráficos com estatísticas de todos os itens do formulário
Como usar o GoogleDocs nas práticas escolares cotidianas?
Há uma infinidade de possibilidades de uso pedagógico ou de suporte às
atividades do professor com o pacote de escritório do GoogleDocs. Abaixo
procurarei listar algumas, mas outras sugestões de usos serão
bem-vindas e podem ser feitas nos comentários desse artigo (e depois
serão incorporadas à lista do próprio artigo):
-
Uso do editor de texto: o editor de texto do
GoogleDocs, além do óbvio uso como editor de textos mesmo, também
permite a criação de textos compartilhados. Assim, por exemplo, o
professor pode propor a criação de textos de forma colaborativa por
equipes de alunos e criar um doc compartilhado por todos de uma mesma
equipe e pelo professor. O GoogleDocs permite que até dez pessoas editem
um documento simultaneamente e esse documento pode ser compartilhado
com até 200 pessoas. Essa possibilidade de uso e edição compartilhada é
útil para, entre outras possibilidades:
- propor produção de textos colaborativos;
- propor a realização de trabalhos em grupo;
- criar glossários dinâmicos.
-
Uso das planilhas eletrônicas: as planilhas
eletrônicas também podem ser compartilhadas e editadas simultaneamente, o
que permite usos parecidos com o do editor de textos e outros mais
apropriados para as funcionalidades de uma planilha, como a
disponibilização de notas e mesmo de uma lista de presença que pode ser
preenchida pelo professor e disponibilizada instantaneamente para os
pais dos alunos ou para a secretaria da escola. Outros usos possíveis
são:
- disponibilizar atividades que possam ser realizadas com o uso de planilhas eletrônicas. Esse caso é especialmente interessante para a disciplina de matemática, pois além de possibilitar uma melhor compreensão da aritmética e da álgebra, também permite a criação de gráficos e a compreensão de seu funcionamento;
- os gráficos gerados a partir das tabelas também são especialmente interessantes para disciplinas que os utilizam bastante, como a física, a biologia e a geografia;
- uso como “banco de dados”, pois as planilhas eletrônicas permitem armazenar dados de forma organizada, recuperá-los de forma simples e manipulá-los de forma automatizada, mesmo em se tratando de muitos dados.
-
Uso de apresentações de slides: as apresentações de
slides são particularmente interessantes como ferramenta de apresentação
de conteúdos, informações e esquemas didáticos com um visual atraente. O
GoogleDocs permite também que se faça edição colaborativa dessas
apresentações e que elas sejam compartilhadas online. Algumas
possibilidades de uso para as apresentações de slides são:
- produção de conteúdos didáticos pelo professor, esquemas didáticos e resumos;
- produção e apresentação de trabalhos pelos alunos (lembrando que a edição compartilhada facilita o trabalho colaborativo de grupos de alunos);
-
Uso dos formulários online: os formulários online do
GoogleDocs estão associados à planilhas e constituem um meio simples e
rápido de coletar informações, gerar apresentações gráficas e análises
estatísticas de dados. Alguns usos possíveis:
- produzir questionários sócio-econômicos dos alunos;
- produzir diagnoses e pesquisas com os alunos ou com os pais, pois os formulários podem também ser acessados da casa dos alunos;
- produzir pequenos testes e provas, ou atividades que os alunos possam realizar de forma autônoma e fora da escola.
Há ainda uma possibilidade de uso muito interessante que é a
disponibilização de qualquer um desses docs na internet e sua
incorporação em um blog, por exemplo. Abaixo vemos essa funcionalidade
para um doc que eu criei no GoogleDocs e então armazenei no Slideshare
(infelizmente não é possível ainda incorporar o documento diretamente no
wordpress.com, mas outros blogs aceitam a incorporação usando a tag
“iframe”):
Você também pode simplesmente postar a url do doc compartilhado no GoogleDocs (http://docs.google.com/View?id=dfgdhntd_1dktkd9cp) ou colocá-la como um link, como nesse exemplo aqui.
Neste exemplo o documento compartilhado não aceita edição por outras
pessoas, mas poderia aceitar se eu tivesse feito essa opção (e posso
mudar a qualquer momento, se eu quiser).
Grande parte da documentação do professor (caderneta escolar, listas de
chamada, planejamentos, etc.) pode ser colocada na Internet e
compartilhada publicamente. Pesquisas, diagnoses, testes e avaliações
podem ser gerados e depois utilizados diretamente pela Internet. Os
alunos podem produzir trabalhos de forma colaborativa e usar as
ferramentas de um pacote completo de escritório mesmo que os seus
computadores não possuam nenhum. Até mesmo a própria secretaria, a
coordenação e a direção da escola podem usar essa ferramenta web 2.0
para produzir, disponibilizar e compartilhar documentos (como o horário
de aulas, o calendário escolar, etc.), e com a vantagem de não ter que
hospedar esses documentos localmente.
Documentos específicos e particulares também podem ser armazenados no
GoogleDocs, mas aí deixamos de lado os fins pedagógicos e educacionais
dessa ferramenta, por isso não vou entrar nos detalhes desse tipo de
uso.
O GoogleDocs permite atualmente que qualquer tipo de arquivo seja
armazenado nele e compartilhado na web. Isso nos possibilita criar uma
biblioteca compartilhada a partir de uma pasta pública. Além disso, a
estrutura dessas pastas tem a mesma apresentação da estrutura de pastas
de um HD de um computador comum e facilidades como “arrastar e soltar”,
“copiar e colar”, etc. Resumindo: é tudo muito intuitivo e prático.
Também vale lembrar que tudo está em português e que o sistema de ajuda do GoogleDocs é muito bom.
Se você ainda não usa o GoogelDocs e outras ferramentas web 2.0 de
produtividade, talvez esse seja o momento de começar a usá-las. A
aprendizagem é rápida e não requer nenhum tipo de curso ou formação
específica. Já para aprender a usar editores de texto, planilhas
eletrônicas e geradores de apresentação de slides, sugiro uma busca
simples na propria Internet e, se necessário, peça ajuda aos seus alunos
(eles certamente saberão ajudá-lo).


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