Enquanto o uso de Email tem caído entre os alunos, a comunicação por redes sociais tem aumentado. Nesse sentido, como plataforma para comunicação, o Facebook já ocupa um espaço importante na educação.
A pesquisa de Mazer, Murphy e Simonds, por exemplo, conclui que perfis de professores no Facebook ricos em informações pessoais geraram motivação prévia dos alunos, aprendizado afetivo e maior credibilidade para o professor. Outra pesquisa, de Sturgeon e Walker, concluiu que os alunos têm mais vontade de se comunicar com seus professores se eles já os conhecem no Facebook. Para os autores, haveria evidências suficientes de que as relações entre alunos e professores construídas no Facebook podem gerar um canal de comunicação mais aberto, resultando em ambientes de aprendizagem mais ricos e maior envolvimento dos alunos.
Pensando nisso e em todas essas pesquisas, dei a ideia de fazer um Facebook ou um Orkut para cada um dos alunos. O resultado foi que querendo ou não esses alunos tem que ler cada vez mais para poder se interagir com os outros colegas, seja na forma de compartilhamento de arquivos, fotos, pequenos textos, etc. Na real, o Facebook se tornou nada mais e nada menos que um ambiente virtual de aprendizagem, onde a facilidade de comunicação e se expor se tornou muito mais fácil.


Nenhum comentário:
Postar um comentário