Nossa História

  BIOGRAFIA - GABRIEL PINTO DE ARRUDA


Gabriel Pinto de Arruda, filho dos falecidos Coronel Francisco Pinto de Arruda e Nynpha e Costa, nasceu na cidade de São Luiz de Cáceres, na então província de Mato Grosso, no dia 09 de dezembro de 1.886.
Em companhia do seu boníssimo cunhado então coronel do Exército nacional Antonio Aníbal da Motta e sua família deixou a sua terra natal no dia 05 de abril de 1905, a fim de procurar num maior e mais desenvolvido centro onde pudesse encontrar uma boa colocação que lhe garantisse um seguro e próspero futuro e mais ainda impulsionado pelo seu grande e invencível ideal do estudar,embora não tivesse recurso,porém com seus imensos esforços e trabalho poderia realizar as suas ardentes aspirações.
De Porto Alegre,onde foi acompanhado pelo seu cunhado embarcou para o Rio de janeiro,lá chegando a bordo do vapor Itaperuna, na manhã de 03 de agosto de 1.905 e após sérias dificuldades e esgotantes esforços,sem parentes,amigos,pessoas conhecidas e sem proteção,conseguiu uma colocação no comércio que funcionava até as 06 horas da tarde.
E com este horário lhe desse tempo para estudar,matriculou-se nas aulas noturnas gratuitas do Liceu de Artes e Ofício que tinha como diretor o notável e inesquecível professor Bittencourt da silva e após rigorosos exames,perante uma comissão de professores daquele Liceu, para verificação do grau dos seus conhecimentos,foi classificado no ano que deveria freqüentar.
Concluído o curso ginasial, com o respectivo diploma matriculou-se na conceituada e rigorosa Faculdade Livre de Direito do Rio de janeiro onde exercia a profissão de professor, eminentes, juristas e homens de Ciência.
E terminado o seu curso jurídico, recebeu no dia 24 de dezembro de 1915 o seu diploma e respectivo anel de grau numa grande solenidade com a presença do então presidente da república e muitos dos seus colegas de turmas, ocuparam altos cargos tornaram-se outros advogados e juristas notáveis, entre eles Frederico de Barros Barretos que foi presidente do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal de Segurança do país.
Responsáveis: Layane Cuiabano e Viviane dos Santos


_______________________________________________________________


HISTÓRICO DA ESCOLA GPA


A Escola Estadual “Desembargador Gabriel pinto de Arruda”,com sede no município de Cáceres-MT,na avenida Tancredo neves, s/n° Bairro Jardim Padre Paulo,A referida escola,pertenceu a sede Municipal de ensino e recebia o nome de Escola Municipal “Ana Joana Borges”e no ano de 1982 foi incorporada a rede oficial de ensino do Estado de Mato Grosso,através da secretaria de Educação,criada pelo Decreto n°.1781de 25/03/82; reconhecida pela portaria n°.3277/92 de 15/02/92,publicada pelo Diário Oficial de 29/12/92e o Ensino Fundamental em Ciclos,EJA,autoridade pela Resolução n°. 072/96-CEE/MT.
A escola funciona nos turnos: matutino vespertino e noturno e tem atualmente 629 alunos regularmente matriculados oriundos de vários bairros e chácaras circunvizinhas.
Para atender a demanda a escola conta com um quadro de 40 professores, 02 técnicos administrativos, 1 técnico em informática, 12 de apoio administrativos, 03 vigias, 3 merendeiras e 02 coordenadores pedagógicos e 02 articuladoras da aprendizagem.
Responsáveis: Layane Cuiabano e Viviane dos Santos


Um comentário:

  1. Bom dia,
    Eu gostaria de aprofundar nas pesquisas do Desembargador Gabriel Pinto de Arruda. Imagino que esse cidadão contribuiu muito nas suas atividades profissionais. Imagino ainda das dificuldades que as responsáveis (Layane Cuiabano e Viviane dos Santos) pela biografia do sr. Gabriel Pinto de Arruda, encontrou durante a referida pesquisa.
    Sei que ele escreveu um livro "Um trecho do Oeste Brasileiro", em 1938, que retrata muito a cidade de Cáceres. Outro ponto importante a ser buscado é que, com a denominação de "desembargador", com certeza que ele integrou um Tribunal de Justiça, seja do estado de Mato Grosso ou do Rio de Janeiro, e não se tem nada sobre essa passagem dele.
    Gostaria de saber também da Layane e da Viviane, se vocês encontraram alguma fotografia do Des. Gabriel Pinto de Arruda.
    Se tiver alguma foto, gostaria de receber, podendo nos enviar pelo e-mail zakinews.mt@gmail.com ou kishi.caceres@gmail.com ou ainda massa.caceres@gmail.com
    Qualquer dúvida, entrar em contato pelo celular/whatsaap: 065-99923-1212

    ResponderExcluir