
Cada vez mais, as formas alternativas de medicina ganham popularidade na sociedade moderna: insatisfeitas com os métodos e resultados apresentados pela medicina tradicional, muitas pessoas procuram outras formas de tratar seus males – e, entre estas tantas formas, uma que se destaca é a homeopatia. Criada em 1796 pelo alemão Samuel Hahnemann, a técnica se baseia no famoso princípio “similia similibus curantur”, ou seja, “semelhante pelo semelhante se cura”: o tratamento da doença se dá a partir da diluição e dinamização da mesma substância que produz o sintoma em um indivíduo saudável. Os sintomas são vistos pela homeopatia como uma reação contra a doença, e a doença, por sua vez, como uma perturbação da energia vital. O tratamento homeopático procura justamente restabeler este equilíbrio, estimulando o organismo a reagir por conta própria, se curando de dentro para fora. A ideia principal é tratar a pessoa, e não a doença. No dia 21 de novembro, é comemorado o Dia da Homeopatia.
A prática da homeopatia chegou ao Brasil em 1840, pelas mãos do médico francês Dr. Benoit Jules Mure – conhecido em nosso país como “Bento Mure” -, que, na cidade do Rio de Janeiro, fundou a primeira escola para o seu ensino: o Instituto Homeopático Brasileiro. Os diversos insumos então utilizados vinham da Europa. Com o passar dos anos, surgiram leis específicas para a farmácia homeopática, e, com muitos esforços da classe médica e farmacêutica, foi elaborado o Decreto nº 78841, aprovando a 1ª edição da Farmacopeia Homeopática Brasileira. Entretanto, apenas em 1980 o Conselho Federal de Medicina reconheceu a homeopatia como especialidade médica – apesar de a profissão ainda poder ser exercida legalmente por outros profissionais da área de saúde, como veterinários, odontólogos, psicólogos e enfermeiros.
Fonte: <http://wp.clicrbs.com.br/mundoitapema/2013/11/21/saiba-mais-sobre-a-homeopatia-celebrada-no-dia-21-de-novembro/?topo=52,2,18,,220,77>
Nenhum comentário:
Postar um comentário