NOTA – Abertura da Formação Continuada – 2013 (Sala de Educador/a)

-->
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ASSESSORIA PEDAGÓGICA DE CÁCERES
ESCOLA ESTADUAL “DES. GABRIEL PINTO DE ARRUDA”


NOTA – Abertura da Formação Continuada – 2013 (Sala de Educador/a)


É inegável nos dias atuais, diante de tantas mídias, nas demandas profissionais que o mundo globalizado exige voltadas à excelência da qualidade do nosso “fazer”, ignorar uma das únicas oportunidades que o Estado oferece como política pública de formação continuada. Diante ao exposto, não se aceita com a mesma igualdade os/as “pescadores de certificados” para, simplesmente ao final de cada ano letivo concorrer a um cargo/função com a intenção de trabalhar no outro ano letivo.
Sabemos da legislação que nos administra, sabemos das regras postas, das atribuições, do salário, da infra-estrutura da escola, do/a alunado/a. O que nos resta no estado de direito, é fazer a escolha certa, com competência, assumir responsabilidades.
Ser chamado/a de “Profissionais da Educação”, é muito mais do que uma escolha profissional, é um ato de cidadania, é de se doar, é se sentir parte integrante de uma “comunidade!”. Assistir o vídeo da OBMEP 2013 – 30”.
Após a conclusão de uma jornada de formação com uma carga horária incipiente e uma vasta pauta de estudos, não entendemos que ainda exista ausência acentuada da ética de alguns profissionais, do desrespeito, da falta de compromisso, de envolvimento, do desejo de ver o transformar á sua volta no decorrer do processo letivo e em especial, na hora da contagem de pontos como ficou explícito pós-formação continuada em 2012 à comissão de contagem de pontos, como: jogar a pasta profissional em forma de afronta e dizer “Pra que essa palhaçada”!, ‘Não aceito que fulano tenha mais pontos do eu”!, “Tem alguém na Escola que tem mais poder do que o diretor”, como eu, Carmelito Alcunha, estivesse disputando algum poder, assinaram presenças sem ter participado da formação, etc. Sejam reflexivos!
Sem arrogância, fiz uma escolha pessoal. Tenho meus motivos e devo arcar com os prejuízos: não participei e não participarei da “Sala de Educador” 2013. Mesmo assim, não me darei o direito de ser descomprometido, irresponsável, incompetente, relapso. Entendo que devo continuar sendo fiel ao meu profissionalismo, à instituição que escolhi de livre e espontânea vontade para fazer o meu melhor e participar da transformação do meu entorno.
Tenho o dever de reconhecer que as questões negativas são insignificantes, mas nos movem e nos inquietam. Como seres reflexivos e dinâmicos, estamos buscando resoluções a cada dia. Um dos pontos fortes desta Unidade de Ensino é que temos um quadro expressivo de excelentes profissionais que buscam o novo a todo instante e são alvos de elogios e respeito de toda a Comunidade.

Ótima formação a todos/a para o bem da Escola GABRIEL!

Cáceres-MT, 03 de abril de 2013.



“Seja a mudança que deseja ver no mundo”
(Mahatma Gandhi)



Prof. Carmelito Alcunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário