HORTA ESCOLAR: PRATICANDO A INTERDISCIPLINARIDADE

Autor(a): Edna Maria de Paula Araújo¹
Coautores(as): Lucimar Teixeira Rodrigues, Ivanete Santos Barros.
Instituição: UNEMAT
edna.depaula@hotmail.com¹

RESUMO: O projeto horta escolar foi concebido com a finalidade de intervir na
alimentação dos nossos alunos e também como uma sugestão de menor custo e
que ele mesmo possa cultivar uma pequena horta em sua casa, além de
complementar a merenda escolar. O projeto também tem como foco integrar as
diversas áreas de aprendizagem e conhecimento proporcionando possibilidades de
desenvolvimentos de ações pedagógicas explorando as multiplicidades e
especificidades das formas de aprender. O presente trabalho tem como objetivo
implementar uma horta suspensa em garrafas PET e canteiros feitos em pequenos
espaços em casa com o plantio de hortaliças como: alface, couve, cebolinha,
rúcula, abobora etc., A utilização desta prática pedagógica possibilitou a todos a
aquisição de conhecimentos e compreensão de que é importante uma alimentação
saudável e que esta favorece uma boa aprendizagem, e que a necessidade dos
nutrientes para o organismo e as consequências de suas carências nutricionais
podem provocar diversas doenças, ou ainda os problemas decorrentes de uma
alimentação inadequada e vida sedentária. A horta integra diversas fontes e
recursos de aprendizagem com base no entendimento de que é possível promover
a educação ambiental de crianças, adolescentes e jovens inserindo estes conceitos
no dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma
reflexão diária, por parte dos educadores e educando envolvidos no processo,
incorporar a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como
eixo gerador da prática pedagógica é fator imprescindível na realização de todo o
projeto. (ARRUDA et. al., 2009).

Palavras-chave: PALAVRAS CHAVES: Horta Escolar, Aprendizagem, Alimentação.

HORTA ESCOLAR: PRATICANDO A INTERDISCIPLINARIDADE
O projeto horta escolar foi concebido com a finalidade de intervir na
alimentação dos nossos alunos e também como uma sugestão de menor custo para
que ele mesmo possa cultivar uma pequena horta em sua casa, além de
complementar a merenda escolar.
O projeto também tem como foco integrar as diversas áreas de
aprendizagem e conhecimento, proporcionando possibilidades de desenvolvimento
de ações pedagógicas, explorando as multiplicidades e especificidades das formas
de aprender. Oportunizar aos alunos aulas práticas com temas como nutrientes do
solo, luminosidade, temperaturas, fotossíntese, desenvolvimento das plantas,
preparo do solo, questões socioeconômicas das famílias, trazendo algumas
alternativas como horta suspensa principalmente para os alunos que não têm muito
espaço em casa.
O presente trabalho tem como objetivo implementar uma horta suspensa em
garrafas PET e canteiros feitos em pequenos espaços em casa com o plantio de
hortaliças como: alface, couve, cebolinha, rúcula, abobora etc., a fim de colocar em
prática as teorias sobre educação ambiental e alimentação saudável trabalhadas em
sala de aula de forma interdisciplinar.
Desta forma, pretende-se provocar motivação concreta para que os alunos
se interessem em conhecer outros tipos de alimentos, sua composição e os
principais tipos de proteínas, vitaminas e sais minerais bem como estimular o
desenvolvimento de hábitos em relação ao consumo de verduras e legumes, uma
vez que estes são imprescindíveis para uma vida saudável.
A sensibilização dos alunos para o projeto foi feita pelos professores da
disciplina de ciência, geografia e matemática com exibição de vídeos, pesquisa no
laboratório sobre a importância da alimentação para saúde, e das vitaminas que
contém as verduras para nossa vida alimentar. Tivemos a participação de todos os
alunos nas atividades desenvolvidas. Na primeira etapa foram realizadas pesquisas
no laboratório sobre as vitaminas das verduras e os seus benefícios para a nossa
saúde.
Na segunda etapa tiveram aula campo na chácara de seu Antônio que possui
uma propriedade nas proximidades da escola “Gabriel Pinto de Arruda”, onde cultiva
alface por hidroponia e canteiros feitos em seu quintal onde só é utilizado sumo
orgânico.
Fig. 01 – foto da horta Hidropônica.
O cultivo é feito em cano de PVC em uma estufa, as jardineiras suspensas
ficam com as mudas e são irrigadas constantemente por uma tubulação ligada a um
reservatório que contém uma solução com todos os nutrientes necessários, no qual
os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e interagir com questionamentos e
sanar suas dúvidas. Desta forma, tiveram a oportunidade de observar desde o
primeiro momento, quais são os passos para construir uma horta suspensa ou
tradicional, desde o preparo do solo com a quantidade certa de adubo e de esterco
para cada canteiro, aprenderam ainda, como plantar algumas verduras e quais delas
são mais difíceis de cultivar.
Fig. 02 - Preparo do solo.
A partir destas observações na aula campo, os alunos puderam construir
uma horta suspensa, utilizando materiais de baixo custo ou até mesmo
reaproveitáveis como: madeiras velhas, cano de PVC e garrafas pets. Nesse
contexto foi trabalhada a importância da sustentabilidade e do reaproveitamento
desses materiais que são jogados nas ruas e nos lixos prejudicando o meio
ambiente.
Terceira etapa contou com a presença do senhor Antônio na Escola Gabriel,
reunimos alunos dos três ciclos no pátio da escola onde foi proferida uma palestra
de como cultivar uma pequena horta no fundo do quintal ou mesmo cultivar verduras
utilizando garrafa pet, em seguida os alunos colocaram a mão na massa, ou seja, na
terra, fizemos alguns canteiros. O senhor Antônio ensinou várias técnicas de cultivo
e manuseio de como plantar alface, couve, cebolinha, rúcula etc.
Para Arruda (2009), essas hortas influenciam na aquisição de
conhecimentos e compreensão de fatores tais como a nutrição saudável, a
necessidade dos nutrientes para o organismo e as consequências de suas carências
nutricionais que podem provocar diversas doenças, ou ainda os problemas
decorrentes de uma alimentação inadequada e vida sedentária.
Ao término do evento cada aluno teve a oportunidade de levar mudas de
hortaliça (alface, couve, cebolinha, rúcula...) para casa e começar sua pequena
horta caseira.
O projeto não tem um tempo de duração definido. Estamos trabalhando com
a perspectiva de se ter plantio o ano todo. É uma ação que já está fazendo parte do
cotidiano escolar.
Fig. – 02 Foto da apresentação da horta no FIP 2012.
As atividades surgiram a partir das necessidades dos nossos alunos onde
90% de suas famílias sobrevivem com menos de um salário mínimo e muitas vezes
não tem em sua mesa esse tipo de alimento, o projeto teve o cuidado em trabalhar
com os alunos a sustentabilidade e os reaproveitamentos de materiais que são
encontrados com facilidades e sem nenhum custo possibilitando aos alunos esse
cultivo em sua casa.
Os alunos 6º, 7º, 8º e 9º ano fizeram uma apresentação pública na Praça
Barão de Rio Branco na 32ª edição da Feira Internacional de Pesca em Cáceres no
mês de maio de 2012.

REFERÊNCIA

ARRUDA, J. SOUZA, R. S. Horta Escolar: Importância no Desenvolvimento Integral
do Ser Humano. Revista Brasileira de Agroecologia/nov. 2009 v. 4 n. 2
Anais Vol. 5 (2012): V Seminário de Formação Continuada & III Seminário de Tecnologia Educacional, Cáceres/MT,
Brasil, 22-25 outubro 2012, Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica - CEFAPRO, Centro
de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica - CEFAPRO.

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