Prêmio Gestão


SÍNTESE DA ESCOLA ESTADUAL “DES. GABRIEL PINTO DE ARRUDA” À PARTICIPAÇÃO AO PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA A GESTÃO ESCOLAR

           
            A atual gestão da Escola Gabriel Pinto de Arruda, tem por objetivo e em conjunto com os/as profissionais da educação a elaboração de propostas educativas inovadoras, envolventes, transparência/fidelidade em tudo o que fazemos e práticas de inserção social escolar voltada à comunidade do entorno visando a intermediação dos saberes e a promoção da inserção das relações humanas.
            Dentro desta proposta, o objetivo principal é transformar a escola em um ambiente onde se desenvolve e discute permanentemente experiências e competências de cunho participativo da sociedade. Assim, tornou-se um novo desafio para todos: diretor, pais/mães, alunos/alunas, professores/as e funcionários/as.
Com essa visão de gestão, Todos foram chamados ao comprometimento, com o foco de promover à comunidade estudantil, uma educação de qualidade, assegurando a gratuidade, igualdade de condições na aprendizagem, no relacionamento e no acesso e permanência ao sistema de ensino.

            De maneira, Esperando assim contribuir para o desenvolvimento de uma prática educativa que permeie as habilidades e competências necessárias à implementação de uma gestão participativa, democrática e à aquisição de competências para situações em que o direito de cada um seja a expressão do “direito de todos”. Desta feita, resgatando o princípio da autonomia de gestão, gestão transparente, compromissada e respeito à diversidade étnico-cultural.
            Assim em conformidade com a LDB: “promover uma educação de qualidade que abranja os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organização da sociedade civil e nas manifestações culturais” (LDB 9.394/96 artigo 1º).
            Acreditando nessas concepções de mudanças de melhoria e com o chamamento de todos e todas ao envolvimento ao processo educativo de qualidade, é que a atual gestão coloca em prática as ações descritas:
·                    Melhoramento do ambiente físico escolar: limpeza e higienização da estrutura física, do pátio e demais dependências. Essa ação é uma das mais fortes, manter o ambiente físico atraente e limpo, é um compromisso de todos e todas;
·                    Melhoria na instalação elétrica;
·                    Adequação do sistema de ventilação das salas de aulas e administrativas;
·                    Instalação de recipientes destinados a coleta de lixo;
·                    Limpeza periódica dos reservatórios de água;
·                    Melhora nas instalações hidráulicas dos banheiros;
·                    Reposição do telhado e ampliação do muro;
·                    Reposição de todos os vidros quebrados;
·                    Identificação das dependências físicas da escola;
·                    Construção do bicicletário;
·                    Implementação de novas metodologias de ensino, como: trabalhos pedagógicos de forma interdisciplinares (projetos), identificação de temas que refletem problemas sociais no bairro (dengue, desemprego, insegurança, violência, políticas sustentáveis, infra-estrutura);
·                    Criação do Blog da Escola (escolagpa.blogspot.com.br) para fazer fluir com maior rapidez as ações pedagógicas, administrativas, sociais e financeiras da Escola, tornando um espaço de convergência, saberes e transparência de tudo que é feito aqui (Escola) para a comunidade e em especial ao contribuinte brasileiro.
·                    Reconhecemos que a Escola como qualquer outro espaço púbico, é um espaço educativo e o seu trabalho não pode ser pensado nem realizado no vazio, na improvisação. Assim, fez-se necessário a reformulação do Projeto Político Pedagógico coletivamente, Regimento Interno, Estatuto do CDCE, PDE estadual,  PDE Interativo, palestras sobre Gripe AH1N1, Lei Maria da Penha, Bullying, Sexualidade, Africanidade, pois os mesmos são instrumentos que possibilitam à escola inovar sua prática pedagógica e ao construí-los, afirmamos nossa autonomia, propondo novas ações para a sua inserção como Instituição que opera a intermediação do conhecimento elaborado.
·                    IDEB: elevação no índice, através da recuperação do rendimento escolar numa proposta de promover o pleno desenvolvimento do educando e combater alguns problemas de aprendizagem e relacionamento, a escola adotou uma política permanente de manter contato com as famílias sempre que forem registradas faltas freqüentes ou qualquer outra ação atípica a rotina escolar como uma medida preventiva inclusiva.
·                    Promoção de reuniões periódicas com a comunidade para apreciação e deliberação de documentos escolares, prestações de contas, discutir angústias, articular entre famílias, escola e comunidade para celebrar confraternizações tão importante à socialização humana.
·                    Pensando que a escola não é uma instituição solta no espaço, tem uma história e continua sendo construída por aqueles/as que passam por ela, que tem uma função social e que a mesma necessita estar em ligação duradoura com seu entorno, é que se fez oportuno garantir reinvidicações para melhoria da estrutura física como a construção do refeitório, do centro de eventos “Barracão”, quadra esportiva, construção de banheiros novos, melhoria da visão panorâmica da escola.
Compreendendo então que a escola deve formar e capacitar os/as estudantes para aquisição de novas competências em função de novos saberes. Cabe a ela imprimir uma dinâmica de ensino que favoreça o descobrimento de potencialidades não só do trabalho individual, mas sobre tudo coletivo. Assim, desenvolvemos alguns projetos para dinamizar e melhorar o processo de ensino e aprendizagem, dentre eles destacamos:

Projeto: identidade

O presente projeto foi elaborado por uma equipe de professores que trabalha com o, primeiro ciclo, por perceber a importância de desenvolver atividades que identifica o “eu” de cada aluno-aluna, valorizando suas raízes e auxiliando os mesmos na formação de sua identidade.
O projeto visa trabalhar a identidade pessoal de maneira que todos os alunos e alunas se auto conheçam e conheçam o “outro” através de sua história de vida.
As atividades se iniciam com relato da professora: de onde vem, onde nasceu quantas pessoas vivem na mesma casa, o que gosta. Em seguida os dados foram escrito no quadro de giz para que todos tem contato com a escrita.
Foram utilizados vários textos: ( José Paulo Paes.), (Sônia Miranda), ( Pedro Bandeira.), Bingo de nomes, escrita de dados pessoais, relatos e escritas sobre o que vou ser no futuro e Com essas atividades podemos analisar os avanços e as dificuldades individuais dos alunos e alunas.
As famílias são envolvidas nas atividades de preenchimento de dados pessoais e podem conhecer um pouco da história de vida e suas origens, proporcionando a participação dos pais na vida escolar e individual do próprio filho.
A produção oral proporciona o desenvolvimento da linguagem e o respeito pelo outro/a. Avalia-se que desenvolver o projeto, é abrir um leque para o conhecimento e a compreensão do “eu” de cada ser humano.
A sua identificação nas atividades de documentos pessoais possibilita tanto os alunos e alunas quanto ao professor/a conhecer e se conhecer no individual e no coletivo.
 Trabalhar as atividades do projeto obtém resultados significativos através de criações, produções e leituras de textos que priorize a aprendizagem individual e coletiva. Os resultados são maravilhosos.     
 
Projeto: Pequenos autores

O projeto “Pequenos Autores” tem como objetivo desenvolver nos alunos e alunas a emoção pelo ato de ler e de construir seus próprios textos.
No intuito de resgatar a emoção pela leitura, produção e interpretação de textos, motivando os alunos e alunas a serem não só leitores, mas também pequenos escritores, incentivando-os a construírem seus próprios livros e divulgarem as suas histórias.
Com base nas atividades que foram desenvolvidas em sala de aula, os alunos (as) pudem desenvolver suas habilidades durante as produções textuais.
Nós percebemos que a cada produção escrita, os alunos e alunas sentem-se mais motivados/as e a cada semana eles passam a escrever e a interpretar melhor os textos e as atividades propostas.
Assim, o projeto “Pequenos Autores”,  tem contribuído de forma positiva para o desenvolvimento do educando, e nós professores/as também somos gratificados pelo fato de que através dos textos e das leituras, passamos conhecer, compreender e a interagir melhor com nosso alunado, ajudando-os a sanar suas possíveis dificuldades, o que nos torna mediadores  no processo de aprendizagem.

Projeto Metamorfose – Um Processo Necessário nas Três Dimensões da Vida Humana.

Este projeto tem como objetivos: contribuir para a compreensão das transformações físicas, sociais e psíquicas que ocorre no ciclo da vida humana, usando de forma prática os exemplos de metamorfose da natureza; compreender o ciclo de vida das borboletas e ou mariposas, sua classificação biológica e também sua importância econômica e ecológica; refletir e compreender as transformações físicas, sociais e psíquicas que ocorre na adolescência; identificar os comportamentos de lagartas e borboletas e analisar sua aceitação pelos seres humanos;
Os alunos já responderam um formulário (eletrônico no site www.vejoecompro.com.br postado na aba “Baú do Conhecimento”) demonstrando suas opiniões sobre lagartas e borboletas. Este formulário será tabulado e mediante o resultado será feito uma apresentação e cada turma do 5º ao 9º ano cuja reflexão será pautada nos comportamentos que as pessoas rejeitaram ou aceitaram nas lagartas e borboletas. Num sentido metafórico, os comportamentos dos insetos serão comparados com os nossos em sociedade, destacando as mudanças necessárias a ser feita.
 Estão criando as larvas de borboleta ou mariposa para observar o ciclo de vida e o comportamento destes insetos nas diversas etapas do ciclo de vida dos mesmos. Já nasceram várias borboletas e mariposas.
Percebe-se uma grande empolgação dos alunos e alunas que estão criando as larvas dos insetos e ao trazer as larvas, casulos ou imagos para ser fotografados, socializam o conhecimento com os demais.  Há alunos e alunas que não estão criando os insetos por ter pavor, por não ter encontrado, ou por outro motivo e farão uma pesquisa bibliográfica sobre o ciclo de vida, classificação, importância ecológica e econômica destes insetos. Tal pesquisa é orientada através de um questionário (formulário eletrônico) usando a tecnologia Google docs postado no site www.vejoecompro.com.br na aba “Baú do Conhecimento”. A pesquisa dos alunos está em andamento e está tendo ótima aceitação por 100% dos alunos e alunas.

Projeto: Amigos da Saúde

                  O projeto “Amigos da Saúde” tem como objetivo sensibilizar os alunos e aluas à busca permanente pelos hábitos de higiene e introduzir o assunto em pauta para ao alunado da Escola Estadual “Des. Gabriel Pinto de Arruda”, contribuir para o enriquecimento informacional e desenvolvimento de potencialidades de saúde corporal.  
                  A higiene e a saúde são temas complementares, ou seja, a saúde de uma pessoa é garantida não somente por uma refeição equilibrada, mas também pelo cuidado adequado com os alimentos: referentes ao manuseio e armazenamento, pelos seus cuidados diários com o corpo e também através do equilíbrio entre os seres humanos e o meio ambiente, sabendo respeitar e cuidar do espaço que vivemos. A saúde tem sido um desafio para todos e todas no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. É preciso educar para a saúde e a continuidade da vida.
      A aquisição de hábitos de higiene tem início na infância, porém pode-se destacar a importância de sua prática sistemática no decorrer do processo de crescimento e desenvolvimento social. É fundamental que os alunos conheçam bons hábitos, mas não basta apenas informá-los, é preciso trabalhar a aquisição desses hábitos, para que dessa forma possam desenvolvê-los. A higiene é tratada como condição básica para uma vida saudável.
Portanto, as atividades oferecidas aos alunos e alunas serão uma forma complementar de mudanças de atitudes pessoais e é privilegiado pelo fato de poder desenvolver trabalhos sistematizados e contínuo acompanhamento dos/as profissionais desta Escola.

Projeto: Educação para o trânsito em Cáceres

Este projeto de pesquisa é muito mais do que uma mera aprendizagem de normas, regras e sinalização, mas constitui-se em uma aprendizagem de hábitos e atitudes capazes de modificar comportamentos e procedimentos diante da complexidade do trânsito em nosso país, pois o comportamento humano solidifica-se na prática de valores, habilidades, auto estima e auto-conceito. Historicamente vemos a preocupação com a educação para o trânsito baseada na trilogia veículo, via e vida. Esta harmonia, contudo, mostrou-se incapaz, no decorrer do processo de cumprir seu papel na diminuição de acidentes.
Condições excelentes das vias e dos veículos não impedirão que os acidentes de trânsito ocorram, se os homem e mulheres não estiverem capacitados para uma prática social diferenciada, onde o respeito a vida seja o ápice de sua formação educacional, esta educação pautada na ética, no respeito, no bom senso, na conscientização deve por sua vez, começar nos primeiros anos da escolarização.
Temos como objetivo principal possibilitar a reflexão dos alunos sobre o trânsito no contexto da cidade, da sua relação com o meio ambiente na qualidade de vida, de modo a contribuir para a adoção de comportamento e hábitos que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano. Possibilitar alunos para a mudança de comportamentos e hábitos que possibilitam a construção de um mundo melhor, reduzindo assim os índices de acidentes através da sensibilização dos alunos para com o trânsito;
As aulas são organizadas de modo a possibilitar a discutição e sistematização da temática proposta de modo que haja participação coletiva por parte dos alunos e alunas, assim como argumentações, questionamentos e contribuições de modo geral. Outra estratégia metodológica a qual recorremos, é a pesquisa bibliográfica que é realizada individualmente ou em grupos pelos alunos e alunas a fim de tornar consistente e compreensível o tema ‘’Educação para o trânsito”.
O trânsito é constituído por pessoas, e como nas outras atividades humanas, são necessários quatro pilares importantes para que haja bom relacionamento e convivência social no trânsito. O primeiro dele está centrado nos Direitos Humanos, quando expressa que a dignidade da pessoa humana que conduz a atitudes e valores necessários para o convívio democrático. O segundo principio esta baseado na igualdade de direitos e no respeito às diferenças. O terceiro refere-se a participação que fundamenta mobilização da sociedade para organizar-se em torno dos problemas de trânsito e de suas conseqüências. E por último a co-responsabilidade e respeito pela vida social, que aborda a tomada de atitudes e valorização de comportamentos necessários a segurança no trânsito. Comportamentos expressam princípios e valores que a sociedade constrói e referenda  que cada pessoa toma para si e leva para o trânsito visando uma mobilidade nos  diferentes meios de transportes mais humanizado.

Projeto Articulação da Aprendizagem.

Objetiva oportunizar aos alunos (a) com dificuldade de aprendizagem, recursos materiais que favoreçam atividades motivadoras e satisfatórias, diferentes das utilizadas no cotidiano em sala de aula.
Sabemos que existem grandes problemáticas no processo educativo, dentre elas a dificuldade de acompanhamento das atividades em sala de aula, sabendo que cada indivíduo é único e tem seu próprio ritmo de aprendizagem. No entanto, o apoio pedagógico é fundamental para o educando avançar e superar sua dificuldade/defasagem de aprendizagem, tornando-o capaz de prosseguir nas fases e ciclos.
            Diante das necessidades vistas em relação à aprendizagem do educando, são elaboradas atividades diferenciadas de acordo com as dificuldades detectadas no diagnóstico pelas professoras articuladoras.
Assim, essa proposta do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, leva-nos a avaliar as ações do cotidiano escolar, requerendo sempre uma ação democrática e inovadora das ações pedagógicas, administrativas proposta por esta Unidade de Ensino.

Cáceres-MT, 02 de outubro de 2012



Carmelito Alcunha – Diretor
Port. Desig. 028/2012/GS/SEDUC/MT


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