SÍNTESE
DA ESCOLA ESTADUAL “DES. GABRIEL PINTO DE ARRUDA” À PARTICIPAÇÃO AO PRÊMIO NACIONAL DE
REFERÊNCIA A GESTÃO ESCOLAR
A atual gestão da Escola Gabriel
Pinto de Arruda, tem por objetivo e em conjunto com os/as profissionais da
educação a elaboração de propostas educativas inovadoras, envolventes,
transparência/fidelidade em tudo o que fazemos e práticas de inserção social
escolar voltada à comunidade do entorno visando a intermediação dos saberes e a
promoção da inserção das relações humanas.
Dentro desta proposta, o objetivo
principal é transformar a escola em um ambiente onde se desenvolve e discute
permanentemente experiências e competências de cunho participativo da
sociedade. Assim, tornou-se um novo desafio para todos: diretor, pais/mães, alunos/alunas,
professores/as e funcionários/as.
Com essa visão de gestão, Todos foram chamados ao comprometimento, com o
foco de promover à comunidade estudantil, uma educação de qualidade,
assegurando a gratuidade, igualdade de condições na aprendizagem, no relacionamento
e no acesso e permanência ao sistema de ensino.
De maneira, Esperando assim
contribuir para o desenvolvimento de uma prática educativa que permeie as
habilidades e competências necessárias à implementação de uma gestão
participativa, democrática e à aquisição de competências para situações em que
o direito de cada um seja a expressão do “direito de todos”. Desta feita,
resgatando o princípio da autonomia de gestão, gestão transparente,
compromissada e respeito à diversidade étnico-cultural.
Assim em conformidade com a LDB:
“promover uma educação de qualidade que abranja os processos formativos que se
desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas
instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organização da
sociedade civil e nas manifestações culturais” (LDB 9.394/96 artigo 1º).
Acreditando nessas concepções de
mudanças de melhoria e com o chamamento de todos e todas ao envolvimento ao
processo educativo de qualidade, é que a atual gestão coloca em prática as
ações descritas:
·
Melhoramento do ambiente físico escolar: limpeza e
higienização da estrutura física, do pátio e demais dependências. Essa ação é
uma das mais fortes, manter o ambiente físico atraente e limpo, é um
compromisso de todos e todas;
·
Melhoria na instalação elétrica;
·
Adequação do sistema de ventilação das salas de
aulas e administrativas;
·
Instalação de recipientes destinados a coleta de
lixo;
·
Limpeza periódica dos reservatórios de água;
·
Melhora nas instalações hidráulicas dos banheiros;
·
Reposição do telhado e ampliação do muro;
·
Reposição de todos os vidros quebrados;
·
Identificação das dependências físicas da escola;
·
Construção do bicicletário;
·
Implementação de novas metodologias de ensino,
como: trabalhos pedagógicos de forma interdisciplinares (projetos),
identificação de temas que refletem problemas sociais no bairro (dengue,
desemprego, insegurança, violência, políticas sustentáveis, infra-estrutura);
·
Criação do Blog da Escola (escolagpa.blogspot.com.br) para fazer fluir com maior rapidez as ações
pedagógicas, administrativas, sociais e financeiras da Escola, tornando um
espaço de convergência, saberes e transparência de tudo que é feito aqui
(Escola) para a comunidade e em especial ao contribuinte brasileiro.
·
Reconhecemos que a Escola como qualquer outro
espaço púbico, é um espaço educativo e o seu trabalho não pode ser pensado nem
realizado no vazio, na improvisação. Assim, fez-se necessário a reformulação do
Projeto Político Pedagógico coletivamente, Regimento Interno, Estatuto do CDCE,
PDE estadual, PDE Interativo, palestras
sobre Gripe AH1N1, Lei Maria da Penha, Bullying, Sexualidade, Africanidade,
pois os mesmos são instrumentos que possibilitam à escola inovar sua prática
pedagógica e ao construí-los, afirmamos nossa autonomia, propondo novas ações
para a sua inserção como Instituição que opera a intermediação do conhecimento
elaborado.
·
IDEB: elevação no índice, através da recuperação do
rendimento escolar numa proposta de promover o pleno desenvolvimento do
educando e combater alguns problemas de aprendizagem e relacionamento, a escola
adotou uma política permanente de manter contato com as famílias sempre que
forem registradas faltas freqüentes ou qualquer outra ação atípica a rotina
escolar como uma medida preventiva inclusiva.
·
Promoção de reuniões periódicas com a comunidade
para apreciação e deliberação de documentos escolares, prestações de contas,
discutir angústias, articular entre famílias, escola e comunidade para celebrar
confraternizações tão importante à socialização humana.
·
Pensando que a escola não é uma instituição solta
no espaço, tem uma história e continua sendo construída por aqueles/as que
passam por ela, que tem uma função social e que a mesma necessita estar em
ligação duradoura com seu entorno, é que se fez oportuno garantir
reinvidicações para melhoria da estrutura física como a construção do
refeitório, do centro de eventos “Barracão”, quadra esportiva, construção de
banheiros novos, melhoria da visão panorâmica da escola.
Compreendendo então que a escola deve formar e capacitar os/as
estudantes para aquisição de novas competências em função de novos saberes.
Cabe a ela imprimir uma dinâmica de ensino que favoreça o descobrimento de
potencialidades não só do trabalho individual, mas sobre tudo coletivo. Assim,
desenvolvemos alguns projetos para dinamizar e melhorar o processo de ensino e
aprendizagem, dentre eles destacamos:
Projeto: identidade
O presente projeto foi elaborado por uma equipe de professores que
trabalha com o, primeiro ciclo, por perceber a importância de desenvolver
atividades que identifica o “eu” de cada aluno-aluna, valorizando suas raízes e
auxiliando os mesmos na formação de sua identidade.
O projeto visa trabalhar a identidade pessoal de maneira que todos os
alunos e alunas se auto conheçam e conheçam o “outro” através de sua história
de vida.
As atividades se iniciam com relato da professora: de onde vem, onde
nasceu quantas pessoas vivem na mesma casa, o que gosta. Em seguida os dados
foram escrito no quadro de giz para que todos tem contato com a escrita.
Foram utilizados vários textos: ( José Paulo Paes.), (Sônia Miranda), (
Pedro Bandeira.), Bingo de nomes, escrita de dados pessoais, relatos e escritas
sobre o que vou ser no futuro e Com essas atividades podemos analisar os
avanços e as dificuldades individuais dos alunos e alunas.
As famílias são envolvidas nas atividades de preenchimento de dados
pessoais e podem conhecer um pouco da história de vida e suas origens,
proporcionando a participação dos pais na vida escolar e individual do próprio
filho.
A produção oral proporciona o desenvolvimento da linguagem e o respeito
pelo outro/a. Avalia-se que desenvolver o projeto, é abrir um leque para o
conhecimento e a compreensão do “eu” de cada ser humano.
A sua identificação nas atividades de documentos pessoais possibilita
tanto os alunos e alunas quanto ao professor/a conhecer e se conhecer no
individual e no coletivo.
Trabalhar as atividades do projeto obtém
resultados significativos através de criações, produções e leituras de textos
que priorize a aprendizagem individual e coletiva. Os resultados são
maravilhosos.
Projeto:
Pequenos autores
O projeto “Pequenos Autores” tem como objetivo desenvolver nos alunos e
alunas a emoção pelo ato de ler e de construir seus próprios textos.
No intuito de resgatar a emoção pela leitura, produção e interpretação
de textos, motivando os alunos e alunas a serem não só leitores, mas também
pequenos escritores, incentivando-os a construírem seus próprios livros e
divulgarem as suas histórias.
Com base nas atividades que foram desenvolvidas em sala de aula, os
alunos (as) pudem desenvolver suas habilidades durante as produções textuais.
Nós percebemos que a cada produção escrita, os alunos e alunas sentem-se
mais motivados/as e a cada semana eles passam a escrever e a interpretar melhor
os textos e as atividades propostas.
Assim, o projeto “Pequenos Autores”,
tem contribuído de forma positiva para o desenvolvimento do educando, e
nós professores/as também somos gratificados pelo fato de que através dos
textos e das leituras, passamos conhecer, compreender e a interagir melhor com
nosso alunado, ajudando-os a sanar suas possíveis dificuldades, o que nos torna
mediadores no processo de aprendizagem.
Projeto Metamorfose – Um Processo Necessário nas
Três Dimensões da Vida Humana.
Este projeto tem como objetivos: contribuir para a compreensão das
transformações físicas, sociais e psíquicas que ocorre no ciclo da vida humana,
usando de forma prática os exemplos de metamorfose da natureza; compreender o
ciclo de vida das borboletas e ou mariposas, sua classificação biológica e
também sua importância econômica e ecológica; refletir e compreender as
transformações físicas, sociais e psíquicas que ocorre na adolescência;
identificar os comportamentos de lagartas e borboletas e analisar sua aceitação
pelos seres humanos;
Os alunos já responderam um formulário (eletrônico no site www.vejoecompro.com.br
postado na aba “Baú do Conhecimento”) demonstrando suas opiniões sobre lagartas
e borboletas. Este formulário será tabulado e mediante o resultado será feito
uma apresentação e cada turma do 5º ao 9º ano cuja reflexão será pautada nos
comportamentos que as pessoas rejeitaram ou aceitaram nas lagartas e
borboletas. Num sentido metafórico, os comportamentos dos insetos serão
comparados com os nossos em sociedade, destacando as mudanças necessárias a ser
feita.
Estão criando as larvas de
borboleta ou mariposa para observar o ciclo de vida e o comportamento destes
insetos nas diversas etapas do ciclo de vida dos mesmos. Já nasceram várias
borboletas e mariposas.
Percebe-se uma grande empolgação dos alunos e alunas que estão criando
as larvas dos insetos e ao trazer as larvas, casulos ou imagos para ser
fotografados, socializam o conhecimento com os demais. Há alunos e alunas que não estão criando os
insetos por ter pavor, por não ter encontrado, ou por outro motivo e farão uma
pesquisa bibliográfica sobre o ciclo de vida, classificação, importância
ecológica e econômica destes insetos. Tal pesquisa é orientada através de um
questionário (formulário eletrônico) usando a tecnologia Google docs postado no
site www.vejoecompro.com.br na aba “Baú do
Conhecimento”. A pesquisa dos alunos está em andamento e está tendo ótima
aceitação por 100% dos alunos e alunas.
Projeto:
Amigos da Saúde
O projeto “Amigos da Saúde”
tem como objetivo sensibilizar os alunos e aluas à busca permanente pelos
hábitos de higiene e introduzir o assunto em pauta para ao alunado da Escola Estadual
“Des. Gabriel Pinto de Arruda”, contribuir para o enriquecimento informacional
e desenvolvimento de potencialidades de saúde corporal.
A higiene e a saúde são temas
complementares, ou seja, a saúde de uma pessoa é garantida não somente por uma
refeição equilibrada, mas também pelo cuidado adequado com os alimentos:
referentes ao manuseio e armazenamento, pelos seus cuidados diários com o corpo
e também através do equilíbrio entre os seres humanos e o meio ambiente,
sabendo respeitar e cuidar do espaço que vivemos. A saúde tem sido um desafio
para todos e todas no que se refere à possibilidade de garantir uma
aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. É preciso
educar para a saúde e a continuidade da vida.
A aquisição de hábitos de
higiene tem início na infância, porém pode-se destacar a importância de sua
prática sistemática no decorrer do processo de crescimento e desenvolvimento
social. É fundamental que os alunos conheçam bons hábitos, mas não basta apenas
informá-los, é preciso trabalhar a aquisição desses hábitos, para que dessa
forma possam desenvolvê-los. A higiene é tratada como condição básica para uma
vida saudável.
Portanto, as atividades oferecidas aos alunos e alunas serão uma forma
complementar de mudanças de atitudes pessoais e é privilegiado pelo fato de
poder desenvolver trabalhos sistematizados e contínuo acompanhamento dos/as
profissionais desta Escola.
Projeto: Educação para o trânsito em Cáceres
Este projeto de pesquisa é muito mais do que uma mera aprendizagem de
normas, regras e sinalização, mas constitui-se em uma aprendizagem de hábitos e
atitudes capazes de modificar comportamentos e procedimentos diante da
complexidade do trânsito em nosso país, pois o comportamento humano
solidifica-se na prática de valores, habilidades, auto estima e auto-conceito.
Historicamente vemos a preocupação com a educação para o trânsito baseada na
trilogia veículo, via e vida. Esta harmonia, contudo, mostrou-se incapaz, no
decorrer do processo de cumprir seu papel na diminuição de acidentes.
Condições excelentes das vias e dos veículos não impedirão que os
acidentes de trânsito ocorram, se os homem e mulheres não estiverem capacitados
para uma prática social diferenciada, onde o respeito a vida seja o ápice de
sua formação educacional, esta educação pautada na ética, no respeito, no bom
senso, na conscientização deve por sua vez, começar nos primeiros anos da
escolarização.
Temos como objetivo principal possibilitar a reflexão dos alunos sobre o
trânsito no contexto da cidade, da sua relação com o meio ambiente na qualidade
de vida, de modo a contribuir para a adoção de comportamento e hábitos que
tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano. Possibilitar alunos para a
mudança de comportamentos e hábitos que possibilitam a construção de um mundo
melhor, reduzindo assim os índices de acidentes através da sensibilização dos
alunos para com o trânsito;
As aulas são organizadas de modo a possibilitar a discutição e
sistematização da temática proposta de modo que haja participação coletiva por
parte dos alunos e alunas, assim como argumentações, questionamentos e
contribuições de modo geral. Outra estratégia metodológica a qual recorremos, é
a pesquisa bibliográfica que é realizada individualmente ou em grupos pelos
alunos e alunas a fim de tornar consistente e compreensível o tema ‘’Educação
para o trânsito”.
O trânsito é constituído por pessoas, e como nas outras atividades
humanas, são necessários quatro pilares importantes para que haja bom
relacionamento e convivência social no trânsito. O primeiro dele está centrado
nos Direitos Humanos, quando expressa que a dignidade da pessoa humana que
conduz a atitudes e valores necessários para o convívio democrático. O segundo
principio esta baseado na igualdade de direitos e no respeito às diferenças. O
terceiro refere-se a participação que fundamenta mobilização da sociedade para
organizar-se em torno dos problemas de trânsito e de suas conseqüências. E por
último a co-responsabilidade e respeito pela vida social, que aborda a tomada
de atitudes e valorização de comportamentos necessários a segurança no
trânsito. Comportamentos expressam princípios e valores que a sociedade
constrói e referenda que cada pessoa
toma para si e leva para o trânsito visando uma mobilidade nos diferentes meios de transportes mais
humanizado.
Projeto Articulação da Aprendizagem.
Objetiva oportunizar aos alunos (a) com dificuldade de
aprendizagem, recursos materiais que favoreçam atividades motivadoras e
satisfatórias, diferentes das utilizadas no cotidiano em sala de aula.
Sabemos que existem grandes problemáticas no
processo educativo, dentre elas a dificuldade de acompanhamento das atividades
em sala de aula, sabendo que cada indivíduo é único e tem seu próprio ritmo de
aprendizagem. No entanto, o apoio pedagógico é fundamental para o educando
avançar e superar sua dificuldade/defasagem de aprendizagem, tornando-o capaz
de prosseguir nas fases e ciclos.
Diante das necessidades vistas em
relação à aprendizagem do educando, são elaboradas atividades diferenciadas de
acordo com as dificuldades detectadas no diagnóstico pelas professoras
articuladoras.
Assim,
essa proposta do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar ,
leva-nos a avaliar as ações do cotidiano escolar, requerendo sempre uma ação
democrática e inovadora das ações pedagógicas, administrativas proposta por
esta Unidade de Ensino.
Cáceres-MT, 02 de outubro de 2012
Carmelito Alcunha – Diretor
Port.
Desig. 028/2012/GS/SEDUC/MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário