Escola Estadual “Des. Gabriel Pinto de Arruda” participa do 32º Festival Internacional de Pesca de Cáceres-MT

 
Horta Suspensa 

 

A Escola Estadual “Des. Gabriel Pinto de Arruda", situada a 210 km de Cuiabá – Sudoeste do Estado participa das atividades festivas do 32º FIP de Cáceres-MT. O FIP como é conhecido, é um dos maiores eventos turísticos do Estado e o principal da cidade. Está relacionado no Guinnes Book de 1992 como o maior Festival de pesca esportivo de água doce do Planeta.
A Escola está atualmente com 620 alunos/as regularmente matriculados/as. Além da intermediação do conhecimento, tem o seu principal enfoque pedagógico a participação efetiva da comunidade nas suas ações internas e externas, solidarizando com as atividades cotidianas do alunado e também com a sociedade.

Vários projetos estão sendo realizados em 2012: em destaque temos o Projeto “Rompendo com o silêncio no ambiente escolar”, que objetiva entender e interferir no processo de discriminação étnico-racial no ambiente escolar, acompanhar a problemática que os alunos e alunas de cor negra sofrem no seu convívio social diário, em suas relações multiéticas, tanto no espaço escolar - E.E. “Des. Gabriel Pinto de Arruda”, nas relações sociais, quanto no familiar. 
Outro Projeto igualmente de relevada importância é o “Sustentabilidade e Metamorfose: da reciclagem à alimentação alternativa”.
Na Praça Principal da Cidade, (Barão do Rio Branco), no período de 07/05/2012 a 11/05/2012 (Matutino e Vespertino) apresentaremos ao público (turistas e estudantes da cidade) as seguintes atividades:
  • Exposição de pinturas em corpos, tranças e penteados Afro;
  • Apresentação de confecção de trabalhos Afros em tecido/lã, argila e sementes;
  • Divulgação e distribuição de chá Africano;
  • Apresentação da horta suspensa de hortaliça e medicinal;
  • Divulgar a importância da existência dos insetos em seus vários estágios de vida;
  • Sensibilizar a comunidade da importância de reaproveitar os espaços físicos dos quintais/terrenos, sobra de madeira utilizada na construção civil, garrafas pet e canos de PVC, etc;
  • Enfatizar a necessidade da produção de uma alimentação saudável, sem agrotóxico (orgânico) e de baixo custo.
Uma oportunidade única de transposição e divulgação dos trabalhos realizados no ambiente escolar, onde todos (educandos/professores) possuem condições pedagógicas em mostrarem à sociedade suas potencialidades em termos de trabalho de pesquisa de iniciação científica.  
Assim, a comunidade GABRIEL vem reconhecer a esforço da Coordenação geral do FIP em oportunizar esse momento importante às Escolas de Cáceres de congraçamento e trocas de saberes entre comunidade estudantil, sociedade e os de fora que estão aqui em nossa Princesinha do Paraguai como turistas.

Carmelito Alcunha - Diretor

Nenhum comentário:

Postar um comentário